segunda-feira, 9 de abril de 2012

Enigmática...


Tenho uma revista e um jornal que li o suficiente. Não me apetece olhar a paisagem vertiginosa e fugidia arrastando árvores e outras coisas. Sintonizei a música. É melhor que os outros ruídos. Cai-me o olhar quase adormecido para a mulher que se senta uns lugares à minha direita. Viajo.

A mulher da carruagem número um, classe conforto do Alfa Pendular, não deveria estar aqui.O seu perfil pertence algures ao passado. Enigmática. Pele branca bem cuidada, olhos enormes com pálpebras descaídas, sobrancelhas arqueadas pintadas de preto. Cabelo loiro curto e franja de ondas largas. Na boca vermelho forte, um sorriso repuxado permanentemente artificial. Uma expressão indefinida, sem se perceber se é natural ou do desenho da maquilhagem. Veste um fato calça e casaco cor de tabaco e uma blusa de seda marfim. Do pescoço flácido de pele rendilhada, cai-lhe um colar de pérolas básico. Mexe e escrevinha em folhas de uma pasta. De vez em quando, fuma uma cigarrilha electrónica de acordo com as regras desta época e nem por isso o sorriso se desmancha. Agora, um raio de sol ilumina-a e a pose é interessante.

Toda ela é um quadro vintage. Uma viagem no Expresso do Oriente num filme com Poirot tentado a desvendar o seu sorriso de Gioconda velha.


imagem:Tela de Tamara De Lempicka
Tema: Rostos


Original, escrito e publicado...
Mz